sábado, 10 de janeiro de 2009

Tem um teste engraçadinho de política rolando por aí (preguiça de procurar) que entre suas, se não me engano, cento e oitenta questões, há esta: quem você acha que deveria dominar o mundo? Se você acha que ninguém, é um libertário, se acha que é as Nações Unidas, um liberal (no sentido americano do termo).
Pois bem, tudo começou em 1919 com a criação da Liga das Nações. Foi substituída pelas Nações Unidas em 1945. O objetivo dessas organizações mundiais é prover alguma forma de governo mundial, expedindo mandatos, aconselhando medidas que ajudaria no desenvolvimento econômico e social dos países e, principalmente, mantendo a paz, e a segurança e promovendo os direitos humanos e assistência humanitária. Não duvido que tenha sido criada com as melhores das intenções. Qualquer um pode ver que um dos maiores problemas políticos - não só de agora, mas de sempre – é o direito internacional, como regular as ações entre os estados existentes, uma vez que não há nenhuma instância superior a estes. Só se esqueceram de uma coisa: as Nações Unidas também é formada por humanos. As Nações Unidas é apenas mais uma organização humana entre tantas, por que deveríamos preferi-la às demais? Saindo, portanto, das abstrações que criaram as Nações Unidas e analisando tudo racionalmente, pode-se ver que o comportamento da ONU é inferior ao dos EUA. Um exemplo básico é o atual conflito entre Israel e a Palestina, entre uma democracia e um partido terrorista. A ONU se não é neutra, é pró-terrorismo. Os EUA estão do lado de Israel, mesmo os democratas, quero crer.
Quem deveria governar o mundo? Entre as duas organizações em questão, não tenho dúvida de preferir a americana, a opção conservadora.

Nenhum comentário: