terça-feira, 11 de novembro de 2008

Está bem, deixando de ser pelinha um pouco, traduzo trechos de um texto de Thomas Friedman (seguindo a dica do reinaldão). Eis o lado bom da vitória de Obama (O original e completo está aqui: http://www.nytimes.com/2008/11/09/opinion/09friedman.html?_r=1&oref=slogin )
Mostrem-me o dim-dim
(...)
Para todos estes europeus, canadenses, japoneses, russos, iranianos, indianos, africanos e latino-americanos que estão enviando e-mails a seus amigos norte-americanos sobre a alegria de ter a “América de volta”, agora que Obama venceu, eu só digo uma coisa: “Mostrem-me a bufunfa!”.
Não me mostrem apenas o amor. Não me mostrem apenas sorrisos. Seus amores são inconstantes e, como eu dizia, durará apenas até o primeiro ataque aéreo de Obama contra uma posição da Al Qaeda no Paquistão. Não, não não, mostrem-me o faz-me-rir. Mostrem-me que vocês estão prontos para apoiarem Obama, que não são aproveitadores –que são apoiadores das caras e difíceis iniciativas da administração Obama de manter o mundo estável e livre no momento em que teremos menos fontes.
(…)
O presidente Bush, por ser tão facilmente demonizável, tornou fácil a tarefa de aproveitar do poderio americano – e os americanos pagaram o preço. Não será fácil fazer isto com Obama.
Assim, para todos de além-mar digo: obrigado por seus aplausos ao nosso novo presidente. Estou extasiado que todos vocês sintam que a “América está de volta”. Se vocês querem, porém, que Obama obtenha sucesso, não nos mostrem apenas amor, mostrem-nos o tutu. Mostrem-nos as tropas. Mostrem-nos os esforços diplomáticos. Mostrem-nos parceria econômica. Mostrem-nos algo mais que um belo sorriso. Porque a liberdade não é de graça e suas desculpas para fazerem menos do que são capazes está indo embora em janeiro“.

Nenhum comentário: