quarta-feira, 5 de março de 2008

Kaliningrado




Apenas ontem descobri a existência de Kaliningrado. Se você é burraldo como eu ou como o Word (que não reconhece a palavra “Kaliningrado”) trata-se de uma região administrativa da Rússia que, como se pode ver pelo mapa, está localizada entre a Lituânia e a Polônia, estando ainda separada do restante da Rússia pela Bielorrússia. A cidade mais importante dela é Königsberg, esta mesmo, a única cidade que Kant conheceu. Ela pertencia então a Prússia (acho), fez parte depois da Alemanha da unificação até a Primeira Guerra. Foi então entregue a Polônia e ao fim da Segunda guerra passou para o domínio soviético. A Rússia conseguiu que Kaliningrado permanecesse sobre seu domínio , garantindo assim uma entrada para o mar Báltico.

Desculpem-me este tanto de informação sobre Kaliningrado, mas é que a descoberta do tamanho da minha ignorância foi um momento de epifânia. Sinto que a qualquer momento olharei para o mapa do Brasil e peguntarei "Que que é isso aqui?" "Isso o quê?" "Isso, entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul" "Ué, é o condado de Strinjet" "Quê?" "Condado de Strinjet!" "Nunca ouvi falar." "Como não? O Condado de Strinjet! Declarou independência de Portugal em 1799 e nunca mais foi conquistado pelo Brasil ou Portugal." "Hã?" "É, jogaram a copa de 1938, se não me engano, foram eliminados pela Itália." Como diria Paulo Honório: calculem. Este mundo, de fato, é muito perigoso.

Nenhum comentário: