quinta-feira, 20 de março de 2008

Um dos principais problemas que surgiu com o século XX é a estado-dependência, as pessoas precisam do estado para tudo. Hoje em dia, qualquer problema que ocorra haverá alguém perguntando “como o estado poderá resolver?”

Sinto que há algo de cruel no que vou escrever. Se vocês acharem cruel depois me digam o que é. Também tenho em mim algo de bárbaro. Ninguém nasce, cresce e vive num país sul-americano impunemente. Mas é o que realmente penso no momento.

Vi agora pouco no telejornal a história de uma francesa com um tipo raro de tumor facial, incurável, que lhe causava terríveis dores, desfigurava completamente o seu rosto, além de, possivelmente (as imagens me sugeriram isso), tê-la deixado cega ou parcialmente cega. Ela pediu ao estado francês uma autorização para eutanásia que foi recusada e se matou dois dias depois.

O meu ponto é: por que ela não se matou logo de uma vez? Por que ela agora iria precisar da legitimação ou ajuda do estado para se matar? Qual o problema com as pessoas? Será que o Estado terá agora que ajudar os outros a se matarem? Será que é desejável que o estado possua um órgão que julgue quais casos de eutanásia são legítimos e quais não são? Meu Deus, será que as pessoas já estão tão estado-dependentes que não podem nem mesmo se matarem sozinhas?

Nenhum comentário: