sexta-feira, 27 de março de 2009

Melhores Discos - 1989


Na virada dos anos oitenta para os noventa, o mundo do rap viveu uma briga de gigantes entre Public Enemy e De La Soul. Public Enemy venceu, infelizmente. Public Enemy é a politização do rap, causas sociais, essas coisas. Dessa classe se origina também o gangsta rap (Não é coincidência que a capa do It takes a nation of millions to hold us back seja o grupo atrás das grades). De la soul tinha uma proposta diferente, queriam apenas fazer uma música legal e divertida. Esse álbum aqui me faz lembrar o verão, não o verão brasileiro, uma estação permanente, mas o verão norte-americano, um curto espaço de tempo onde sair de casa não representa nenhum sacrifício e, portanto, é um momento que deve ser aproveitado. Não há espaço para nenhum tipo de ressentimento ou complexo de inferioridade transformado em raiva. É um álbum de rap pós-racial.

E, claro, há também a questão do sampling. No começo dos anos 90, não sei exatamente quando, surgiu nos EUA uma legislação sobre o uso de sampling nos EUA. Uma pena. Isso matou o rap. Rap sem sampling corre o sério risco de ser apenas uma música eletrônica sem qualidade. Em 1989 não havia nada disso, e os dois maiores álbuns do gênero são desse ano: Three feet high and rising e o Paul’s Boutique dos Beastie Boys.

A síntese dos parágrafos acima está no título do álbum. Ás vezes um nome é só um nome, não nesse caso. O título se deve a uma música sampliada de Johnny Cash, sim, o gigante da country music, um gênero reconhecidamente de brancos, e de brancos conservadores. E não há ironia alguma aqui! Quer dizer, mais ou menos. Já que “high”, vocês sabem, é também uma gíria equivalente ao nosso chapado. E, sim, isso também diz muito do álbum.

Melhores: The Magic Number, Eye Know, Patholes in my Lawn, Say no go, Plug tunin’, Buddy, Me Myself and I, D.A.I.S.Y. age e, claro, Tread Water, onde encontramos isso aqui (e agora revelo um segredo):

“Hi! I'm Mr Fish. How do you do? As for me,
I'm in tip-top shape today, cause my water's clean
And no-one's menu says Fresh Fish Filet”

Nenhum comentário: